Tratamentos para acne: conheça e se cuide!


Você acorda um belo dia e toma um susto quando se olha no espelho: sem o menor sinal, uma grande espinha apareceu bem no meio de seu rosto. Cravos e espinhas são problemas comuns, ainda mais na fase da adolescência. Mais chamados de acne, essas protuberâncias inflamadas causam dor, incômodo e muito constrangimento.
A pele possui glândulas sebáceas, responsáveis, entre outras coisas, pela expulsão de gordura.
Quando a gordura é produzida em excesso, o poro (espécie de caninho que a gordura usaria para chegar à superfície da pele) fica entupido. A gordura que fica retida causa uma inflamação. Existem tratamentos para acne? A resposta é promissora: vários. Listaremos alguns que você poderá recorrer para acabar com esse mal.

Causas da acne
A acne tem seu início na oscilação de hormônios sexuais, tanto em homens quanto em mulheres. Por isso é mais comum na adolescência, quando esses hormônios estão (literalmente) à flor da pele. Nessa fase, a quantidade de glândulas sebáceas aumenta e, juntamente a elas, a excreção de gordura que entupirá os poros.
Mas não são só os adolescentes que sofrem com espinhas: alterações hormonais nos adultos, estresse e a tendência genética são os principais fatores para o surgimento da acne. Espinhas podem surgir durante toda a vida, e um cuidado especial é necessário se você tiver predisposição ou uma pele oleosa.

- Limpeza de pele: A limpeza de pele consiste em uma higienização, esfoliação e desincrustração (remoção de espinhas e cravos). Também serve para remover resto de maquiagem, células mortas, óleo, sujeira e outros tipos de poluentes. Essa técnica ajuda a desobstruir os poros, prevenindo a inflamação e o aparecimento da acne. A limpeza de pele é um tratamento e deve ser feita por um profissional especializado. Limpezas de pele caseiras podem piorar o quadro, pois qualquer sujeira ou bactéria que entre em contato com a inflamação da espinha pode infeccionar e causar manchas.

- Cosméticos especiais: O tratamento diário da pele ajuda no quadro da acne. Muitas vezes, apenas lavar o rosto com um sabonete para pele oleosa pode solucionar o problema. É importante consultar a opinião de um dermatologista para saber quais cosméticos usar e como passá-los.

- Uso e ingestão de medicamentos: Em alguns casos, o dermatologista receita o uso de alguma pomada para ser passada no local onde há espinhas, para cicatrizar os machucados e melhorar a pele. Casos mais graves exigem ingestão de antibióticos ou remédios com isotretinoína, um derivado da vitamina A que diminui o tamanho e as ações das glândulas protetoras do sebo, eliminando o mal pela raiz. Todo e qualquer remédio para acne deve ser receitado por um médico dermatologista. Para mulheres, o uso de anticoncepcionais regula as alterações hormonais e melhoram o quadro da acne.

- Peeling de diamante: é uma técnica de esfoliação da pele, através de uma ponteira de diamante que incentivará a renovação celular, ajudando a diminuir a oleosidade da pele, prevenindo as espinhas. Também reduz manchas e cicatrizes causadas pela acne, além de incentivar a produção de colágeno, que fará a pele ficar mais bonita.

- Luz pulsada: Um aparelho de alta tecnologia emite uma luz que gerará calor na pele, tratando a acne e combatendo a proliferação das bactérias que causam o problema.

Cuidados e dicas
Além de lavar o rosto diariamente, lave com mais afinco quando sair de um local onde havia muita fumaça (como bares e baladas) ou após um exercício físico, em que a pele ficará suada.
Mas não exceda o número de lavagens para mais de 2 ou 3: lavar em excesso pode fazer com que a pele produza ainda mais sebo, e o efeito será inverso. Use protetores solares 30FPS para pele oleosa.

Esse post é um Publieditorial. Enviado pela Redação Pró Corpo – www.procorpoplastica.com.br

15 comentários:

  1. A acne é realmente uma desgraça nas nossas vidas né? E quando tudo vai bem e de repente surge aquela espinha na ponta do nariz 1 dia antes de um evento super importante? É de morrer! Ainda bem que já criaram gel secativo! rs..

    Beijos

    lu.

    http://fabriquetadesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Luíza, é horrível espinha às vésperas de grandes eventos! rs
      Obrigada pela visita!

      Beijos.

      Excluir
  2. Ainda bem que não sofro com esse problemas, mas adorei as dicas.
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi flor, gostei bastante do teu cantinho e to te seguindo, sera q posso receber uma visitinha tua tbm? te esperooo bjs e espinhas são um pesadelo amei o post ^^
    conxistasonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas. Sempre sofro com acne, é complicado :/

    Beeijos,
    www.blogmundodamoda.com

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Estou amando tudo no seu blog!Os posts são super interessantes,sem contar no design,que está uma beleza!
    Se não te incomodar,segue meu blog??

    >>Clique<<

    Bjus,
    Sá♪♫♪

    ResponderExcluir
  6. Graças a Deus nunca tive esse problema!!
    Mas também comecei cedo a cuidar da pele...ótimo post!

    http://rebucomcafe.blogspot.com

    beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Nunca tive problema com acne. Ainda bem. =]


    Hoje o FashionJacket fala sobre óculos espelhado. Qual sua opinião sobre esta tendência? Não deixe de comentar: http://migre.me/96Y8C

    Beijos

    Nathália - Fashion Jacket
    http://fashionjacket.blogspot.com.br

    FacebookTwitterTumblr

    ResponderExcluir
  8. fico feliz por graças a deus não sofrer com a isso porque realmente é estressante e os tratamentos terminam ficando carinhos, minha irmã fez um tratamento longo com a dermatologista e consegui por fim e ficou com a pele limpinha... bjo bjo
    A Gorda Revolucionaria

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho a pele mista. Fazendo o ritual de cuidados diarios, alivia os cravos indesejados.

    Beijos, Jay.
    @JairlanyO
    http://jairlanyoliveira.com

    ResponderExcluir
  10. Oi flor! Adorei as dicas! Mantendo a pele sempre limpa e usando de alguns artificios a gente fica sem as benditas rsrs
    Bjokas

    http://aprendendoentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. ah excelentes dicas, e ajuda mesmo a amenizar.
    estiloromantica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. opa os tratamentos são bonsmesmo gostei, ninguem merece acne né rs

    http://garotoonerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Obrigada pelo carinho♥ :)

    www.blogmundodamoda.com

    ResponderExcluir
  14. Adorei o post e
    adoro seus comentários!
    ótimo domingão
    fique com Deus
    Bjinhos♥ ✿◠‿◠)✿
    /(.”)__☆
    /||\
    _||_
    www.coisasdeladdy.com

    ResponderExcluir